terça-feira, 27 de maio de 2008

Lei pra ganhar dinheiro

O Contran é uma coisa linda. Olha que bonito isso…

Este é um trecho da resolução 203 do contran que trata do adesivo refletivo.

“O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás, direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0
cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura mínima de 2,0 cm.”

Ai vocês podem imaginar a reação do pessoal. Ninguém sabe direito como devem ser, não só por que o trecho acima é um tanto quanto confuso, mas também por que isso parece mais uma maneira de dar multas do que qualquer outra coisa. Qual é a utilidade de um adesivo reflexivo? Refletir a luz dos faróis, certo? Por isso os caminhões são obrigados e tê-los pregado nas traseiras.
Mas Alguém já viu um farol chegar a altura da cabeça de um motociclista?
É proibido um farol ir tão alto, isso cegaria os outros motoristas. No máximo pode-se dizer que se o motociclista cair, pelo menos em cima da cabeça do coitado os carros não vão passar.

4 comentários:

Unknown disse...

Essa lei ja nasceu morta.
A policia nao ta nem ai pra adesivo.

Unknown disse...

Fui parado pela PM semana passada e nem olharam maeu capacete...
É um BIEFFE sem adesivo nenhum, a não ser, o do inmetro que ainda to em dúvida se tiro, ou não...

Anônimo disse...

O ANEXO dessa resolução, orienta como é o selo retrorrefletivo e os faróis dos veículos apontam para baixo, mas a linha direcional do farol não é apenas para baixo, existe "difusores", que direcionam alguns raios luminosos para todos os lados, para auxiliarem na visão periférica do motorista, um exemplo bem característico, é sob chuva à noite, se o farol fosse dirigido apenas para baixo, vc não enxergaria as gotas caindo em uma altura anterior à dos faróis, como o farol abre em leque, mais à frente, pode-se ver o brilho do selo retrorrefletivo do capacete de um motociclista que mas adiante trefega. Abraços um bom dia a todos.

Unknown disse...

O que eu sei é que virou mania. Repare como o Governo, de uma maneira geral, tanto no âmbito nacional, estadual ou municipal sempre procura passar as suas responsabilidades pro cidadão. Só te socorro se usar cinto, só anda de motos se deixar de ser vc. Não se personalize em nada. Seja apenas mais um. Fechem as viseiras. Morram de calor. Danem-se, contanto que sigam as regras traçadas pelos governantes (que, no mínimo, não andam de moto).
No meu caso é um triciclo. Acreditem: é muito pior.
Tá mais do que na hora de começarmos a nos manifestar em tudo.
Chega de tanta repressão. Se fosse assim na sua casa, aposto que vc já tinha ido morar em outro lugar, pq ninguém aguenta viver assim com tantas imposições.