O capacete da(o) namorada(o) que foi deixado no trabalho, e é levado no cotovelo.
Pode ser até por uma pequena distância, e/ou mesmo você ser super experiente, mas se acontece uma quebra, daquelas simples e bestas, no mínimo você vai quebrar o braço.
Lugar de capacete não é no cotovelo; se você tem uma redinha ou aranha e perde um minuto prendendo o capacete já não corre esse risco. O que é melhor: perder um minuto prendendo o capacete e uns cinco reais na redinha ou quebrar o braço em uma queda besta que não daria nada se o capacete estivesse no lugar correto?
Mas a redinha ou aranha também pode ser perigosa. As pontas de uma “aranha” se soltam da moto ou bagageiro. Ela vai balançando ao sabor do vento e pode prender na roda ou mesmo na corrente. Pode acontecer também da bagagem ficar pelo caminho, com o piloto tomando uma chicotada nas costas (das pernas da “aranha”). Esse tipo de item tem vida útil, isso é bom se lembrar. Quando a “aranha” perde a elasticidade é hora de trocar.
Pedal de câmbio solto é "normal" para muitos. Não é difícil ver alguns batendo o calcanhar no pedal para encaixar a peça no eixo. Geralmente um aperto no parafuso acaba com o problema. No pior caso, basta trocar o pedal. Um serviço rápido e barato, feito em menos de cinco minutos. Bem melhor que procurar uma marcha e não achar o pedal.
Uma coisa um pouco mais difícil de se ver, mas muito importante é a Luz de Freio! Se parado pela policia, uma luz queimada dá multa e muita dor de cabeça, mas também pode provocar acidente. Pode ser a luz de freio queimada ou a "cebolinha" desregulada ou quebrada. O prejuízo financeiro pode ser altíssimo, além do risco de ferimento. Mas tudo poderia ser evitado com a simples troca da Lâmpada (R$ 3) ou a lubrificação e regulagem da cebolinha do freio – na maioria dos casos isso já resolve.
Rodas com o pneu descalibrado (acima ou abaixo da pressão recomendada) sempre é um prejuízo. Pneu murcho pode até se movimentar dentro do aro (em curvas e frenagens) e aí é queda certa. Já o pneu muito cheio transfere para a suspensão todos os impactos, comprometendo o conforto/segurança. Um pneu descalibrado tem sua vida útil comprometida. Ao calibrar o pneu, não acredite cegamente nos marcadores de postos de gasolina. Faça o teste e compare a medição em vários postos diferentes, sempre calibrando os pneus frios (depois de rodar, eles se aquecem e aumentam entre 3 e 5 "libras")
Essas simples dicas, além de aumentar a vida útil das peças da sua moto, podem evitar acidentes graves!
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2 comentários:
Excelente essas dicas!
Parabéns pela divulgação!
Excelente mesmo. Coisas que só quem conhece sabe.
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