segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cuidados que salvam e economizam

Umas das coisas que valem a pena discutir aqui são pequenos detalhes e cuidados que podem prevenir acidentes ou mesmo evitar multas.

Coisas que podem parecer banais, mas que podem resultar em problemas sérios. Alguns são jargões que alguns motoqueiros e motociclistas já estão cansados de ouvir, mas como são fáceis de se passar por cima sempre vale a pena ressaltar.

O capacete da(o) namorada(o) que foi deixado no trabalho, e é levado no cotovelo.

Pode ser até por uma pequena distância, e/ou mesmo você ser super experiente, mas se acontece uma quebra, daquelas simples e bestas, no mínimo você vai quebrar o braço.

Lugar de capacete não é no cotovelo; se você tem uma redinha ou aranha e perde um minuto prendendo o capacete já não corre esse risco. O que é melhor: perder um minuto prendendo o capacete e uns cinco reais na redinha ou quebrar o braço em uma queda besta que não daria nada se o capacete estivesse no lugar correto?

Mas a redinha ou aranha também pode ser perigosa. As pontas de uma “aranha” se soltam da moto ou bagageiro. Ela vai balançando ao sabor do vento e pode prender na roda ou mesmo na corrente. Pode acontecer também da bagagem ficar pelo caminho, com o piloto tomando uma chicotada nas costas (das pernas da “aranha”). Esse tipo de item tem vida útil, isso é bom se lembrar. Quando a “aranha” perde a elasticidade é hora de trocar.

Pedal de câmbio solto é "normal" para muitos. Não é difícil ver alguns batendo o calcanhar no pedal para encaixar a peça no eixo. Geralmente um aperto no parafuso acaba com o problema. No pior caso, basta trocar o pedal. Um serviço rápido e barato, feito em menos de cinco minutos. Bem melhor que procurar uma marcha e não achar o pedal.

Uma coisa um pouco mais difícil de se ver, mas muito importante é a Luz de Freio! Se parado pela policia, uma luz queimada dá multa e muita dor de cabeça, mas também pode provocar acidente. Pode ser a luz de freio queimada ou a "cebolinha" desregulada ou quebrada. O prejuízo financeiro pode ser altíssimo, além do risco de ferimento. Mas tudo poderia ser evitado com a simples troca da Lâmpada (R$ 3) ou a lubrificação e regulagem da cebolinha do freio – na maioria dos casos isso já resolve.

Rodas com o pneu descalibrado (acima ou abaixo da pressão recomendada) sempre é um prejuízo. Pneu murcho pode até se movimentar dentro do aro (em curvas e frenagens) e aí é queda certa. Já o pneu muito cheio transfere para a suspensão todos os impactos, comprometendo o conforto/segurança. Um pneu descalibrado tem sua vida útil comprometida. Ao calibrar o pneu, não acredite cegamente nos marcadores de postos de gasolina. Faça o teste e compare a medição em vários postos diferentes, sempre calibrando os pneus frios (depois de rodar, eles se aquecem e aumentam entre 3 e 5 "libras")

Você só se lembra da corrente quando surgem barulhos e aquele barrigão? O risco de acidente é alto, já que a corrente pode sair da coroa (ou pinhão) travando a roda traseira. Quando o piloto percebe, a traseira está sambando, com a roda travadinha, sem avisar. Para evitar tudo isso, basta regular e lubrificar a relação (corrente, coroa e pinhão). Além de evitar riscos, isto aumenta a vida útil dos componentes.

Essas simples dicas, além de aumentar a vida útil das peças da sua moto, podem evitar acidentes graves!

Este post faz parte do Blogueiro Repórter.

Gostou do post? Vote nele aqui e leia as demais postagens aqui!

Os votos serão aceitos até o dia 18 de maio!

Participe!

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente essas dicas!
Parabéns pela divulgação!

Anônimo disse...

Excelente mesmo. Coisas que só quem conhece sabe.