segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Sundown e Dafra acirram briga pelo mercado de motos populares

Novas marcas ’invadem’ espaço das gigantes Honda e Yamaha. Até julho, as duas empresas juntas venderam mais de 105 mil unidades..

Nos últimos dois anos, Honda, Yamaha e Suzuki observam o mercado brasileiro de motos, em que sempre foi líder, segmentar-se nas mãos de empresas estreantes no país. O segmento mais afetado pela expansão da concorrência é o da faixa que abrange máquinas de até 250 cc. Assim, marcas como Sundown e Dafra já disputam fortemente o consumidor e começam a afetar a venda das líderes.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Biciletas e Similares (Abraciclo), até julho a Sundown vendeu um total de 51.644 unidades e a Dafra 53.977 unidades. Número relevante se for levar em conta que a Dafra iniciou a produção no país no início deste ano e a Brasil & Movimento, detentora da marca Sundown, iniciou as atividades em 1993.

Somente neste ano, a Dafra já vendeu 12.499 unidades do modelo Super 100 e a Sundown 15.284 unidades da Web Evo 100. Na mesma faixa de cilindrada, a Yamaha registrou a venda de 14.226 unidades do modelo Neo AT 115.

Para se destacar no mercado, a Sundown preferiu não entrar na guerra dos preços e partiu para o investimento em pós-venda e na oferta de dois anos de garantia. “Queremos consolidar nossa imagem, posicionando a marca como a que apresenta o melhor custo/benefício. Não entraremos em guerra de preços, pois não queremos ser identificados como a marca mais barata”, afirma o presidente executivo da Brasil & Movimento, Ricardo Paes.

Em relação à rede de concessionárias, a Sundown está com aproximadamente 270 lojas distribuídas por todo o país. Para a expansão, Paes explica que a seleção dos novos concessionários será rigorosa e que a meta é chegar a 360 concessionárias até o fim de 2009. “A empresa está em fase de expansão, porém muito mais exigente com o processo de nomeação de novos concessionários. Hoje o reconhecimento do neegócio Sundown é tamanho que há fila de espera para abrir as concessionárias.”

Já a Dafra Motos conta com a experiência da distribuidora de veículos que a fundou, o Grupo Itavema que injetou R$ 100 milhões no projeto, e os investimentos em publicidade. No início das operações, a meta do grupo era atingir a venda de 60 mil motocicletas, o que deverá ser facilmente dobrado: nos últimos quatro meses, a média mensal de vendas supera as 2,3 mil unidades. “Tivemos uma grata surpresa”, comenta o diretor comercial da Dafra, Haroldo Barroso.

De acordo com o executivo, outros fatores que influenciam as vendas são design, oficinas disponíveis nas concessionárias e grande estoque de peças. “Também temos parceria com um grande banco para disponibilizar financiamentos”, acrescenta. “Fechamos julho com 4,7% de market share e esperamos chegar em 5,5%, já contando com os resultados de agosto”, afirma Barroso. A Dafra fechará o ano com 300 concessionários e pretende crescer 25% em 2009.

Mais cilindradas
Estabelecido o destaque no segmento — em que também concorrem a Fym, Moto Traxx, Kasinski, entre outras — a tendência é que essas marcas comecem a investir em motos maiores, acima de 250 cc. No final deste ano, a Dafra lançará a Horizon 250, que deve pegar uma fatia de 6% da participação nas vendas, segundo a empresa.

Além de novos modelos no mercado, o grupo investe na ampliação das instalações na Zona Franca de Manaus. Em outubro, será lançado um laboratório de emissões, para adequar os produtos da marca às novas exigências ambientais. Ao todo, foram injetados R$ 8 milhões. Até agora, apenas a Honda e a Yamaha possuíam no Brasil este tipo de laboratório.

Já a Sundown não revela os planos futuros em relação aos produtos. “A B&M estuda seu ingresso em outros segmentos do mercado de motocicletas, mas como se trata de um assunto estratégico, ainda não posso adiantar nenhuma informação a respeito”, afirma Ricardo Paes. A média de nacionalização dos produtos Sundown é de 17%. A empresa desenvolve os produtos na China.

Notícia tirada de:
http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=15&id=12645
------------------------------------------------

Novas marcas são sempre bem vindas!
A nossa esperança é que com isso a qualidade aumente cada vez mais.

2 comentários:

..::.. Aline ..::.. disse...

Olá, Rodrigo! Recebi um selinho de Webblog Prêmio 2008 e devo repassar para mais 7 blogs legais e o seu é um deles!
Um abraço,

Cláudio Barbosa disse...

Bacana demais a moto