sexta-feira, 6 de junho de 2008

Algumas dicas para aqueles que querem usar corredores

Se você usa corredor de moto, faça da maneira mais segura possível.
Aqui estão algumas dicas importantes! Leia, pare e pense nelas!

A primeira e mais importante é: Se você tiver medo, não dirija a moto pelo corredor. Com medo sua reação pode resultar em acidente fatal, tanto para você quanto para os demais motoristas.

No corredor, diminua a velocidade em curvas e quando passar em pontos de ônibus ou cruzamentos (principalmente com trânsito parado), pois há sempre o risco de um pedestres atravessar sem olhar, mesmo com o sinal aberto.

Não bloqueie a passagem: se o motoqueiro ou motociclista que está atrás de você está com pressa, abra passagem o quanto antes.
Tome cuidado ao abrir passagem, não se desespere, procure um espaço e diminua, sempre com calma e sinalizando o que pretende fazer.

Não tente correr mais do que você consegue; dê a passagem e não queira bancar o "piloto", com essa atitude quem pode se dar mal é você mesmo.

Mantenha sempre as duas mãos no guidão e os olhos na pista. Sempre olhe no seu próprio retrovisor e nos retrovisores dos carros, pois eles podem indicar quando um motorista vai mudar de faixa, mesmo que este não sinalize.

Andar corretamente não quer dizer atrapalhar os outros; se alguém quer passar, deixe, estando certo ou errado. Às vezes, por impaciência, este apressadinho pode acabar te envolvendo em um acidente. Não julgue, faça a sua parte, nem que seja sozinho.

Não fique muito próximo da moto da frente, em uma freada brusca você pode acabar atropelando-a.

Não acho correto andar em corredor de moto entre os carros; acho que cidades como São Paulo deveriam sim fazer corredores especiais para motos, onde tanto motociclistas quanto motoristas de carros não correriam risco de se atropelarem.

Uma sugestão que poderia ser implementada, com custo relativamente baixo aqui em são Paulo, seria a desativação dos canteiros entre a via expressa e a via de acesso nas marginais e a criação neste espaço de corredores de motos.

9 comentários:

bisnaguinha disse...

outra coisa que não onsigo entender é que na rodovia dos Bandeirantes proximo a marginal fui multado 3 vezes por não guardar distancia lateral e frontal de segurança (andar no corredor )utqlza

kleber disse...

Concordo com as dicas, vale acrescentar os cuidados com a possivel situação do motorista abrir a porta do carro, o dificil não é impossivel, abração e Deus nos livre de todo mal, Amém.

Anônimo disse...

Acrescento às recomendações acima o uso da buzina de forma ininterrupta, tipo bi-bi-bi-bi, sinalizando aos carros a presença da moto ao seu passando ao seu lado.

Anônimo disse...

Rodrigo. Boa noite.
Tb sou um motociclista que tenta viver a paixão em duas rodas sempre a mais limpa e segura possível portanto faço parte de um forum que reune 2500 participantes e sendo assim gostaria de poder colar esse seu relato no fórum. Achei de grande importância esse assunto tanto é que vou propagar.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Rodrigo,

Também sou motociclista, moro em SP e ando pelo corredor. Esse texto me despertou muita atenção, pois sempre tive a opinião de que todo motociclista deveria tirar carta de carro antes de ter uma moto, pois não são todos os motoqueiros que sabem o que é dirigir e não entendem as reações dos motoristas. Percebemos isso diariamente e não sei se você concorda com minha opinião, mas muitos acidentes nos corredores acontecem por causa disso.
Infelizmente no nosso país não se formam motoristas nem motoclistas, se vendem carteiras. Portanto é de extrema importância tentar reconhecer as reações dos outros motoristas, além de pilotar defensivamente respeitando o trânsito (embora também saiba que pilotar no corredor é perigoso).

Parabéns pelo relato e continue nessa!

ariel disse...

Não pode andar no corredor nem com o Semáforo Vermelho.
Meu nome é Rousenilson de Jesus Oliveira tenho 42 anos Eu gostaria de saber o porque dos cidadãos não conseguirem entender sobre as leis de transito brasileira no que tange o artigo 193 e 211 (NÃO PODE ANDAR NO CORREDOR MESMO COM O SEMAFORO VERMELHO) do contran quanto à proibição de circulação nos corredores . Só pode ser pelo próprio egoísmo no autoritarismo do poder passar sem ser impedido ou os benefícios financeiros de um serviço rápido ou uma questão social em que pode desempregar vários pais de famílias suicidas .Para quem não entendeu ai vai o site http://www.senado.gov.br/web/codigos/transito/httoc.htm .Eu sou motociclista a 24 anos e nunca me envolvi em um único acidente. Outra coisa UM VEICULO AUTOMOTOR É AQUELE QUE POSSUI MOTOR (MOTOCICLETA).

Anônimo disse...

Corredor.
Art. 56

"Art. 56. É proibida ao condutor de motocicletas, motonetas e ciclomotores a passagem entre veículos de filas adjacentes ou entre a calçada e veículos de fila adjacente a ela."

Razões do veto:

"Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento. Ademais, a segurança dos motoristas está, em maior escala, relacionada aos quesitos de velocidade, de prudência e de utilização dos equipamentos de segurança obrigatórios, os quais encontram no Código limitações e padrões rígidos para todos os tipos de veículos motorizados. Importante também ressaltar que, pelo disposto no art. 57 do Código, a restrição fica mantida para os ciclomotores, uma vez que, em função de suas limitações de velocidade e de estrutura, poderiam estar expostos a maior risco de acidente nessas situações.'

MENSAGEM Nº 1.056, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

Anônimo disse...

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.
Código de Trânsito Brasileiro.


http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9503.htm

Cláudio Barbosa disse...

Se é pra falar que moto foda!