sábado, 10 de maio de 2008

Suzuki Yes 125 x Suzuki Intruder 125

x

Mesma base, propostas diferentes. As 125 urbanas as Suzuki têm uma diferença de preços de apenas R$ 383,00 ,mas comportamentos completamente distintos.

O Banco largo da Intruder prova que a custom não flerta com a pressa de chegar. A Posição de pilotagem é mais confortável que na Yes, que tem maior facilidade nas manobras.

Os motores partem do mesmo 125 OHV (Comando Simples) com duas válvulas refrigeradas a ar. Na Yes o acerto prioriza a potência (13 cv a 8.500 rpm, contra 12,5 cv na custom), já na intruder há mais atenção ao torque.

Marcador de combustível e lampejador de farol equipam a Yes. Outro item de conveniência é o afogador no punho esquerdo, enquanto na Intruder é preciso se abaixar para aciona-lo junto ao carburador.

Os tambores de freio são os mesmos, de 130mm. Mas os sistemas a disco não têm nada em comum: disco de 240mm com pinça de dois pistões na Yes, e de 220mm com pinça de um pistão na Intruder.

As suspenções das duas usam as mesmas tecnologias, garfo telescópico na dianteira e bichoque na traseira, porém com acertos e cursos distintos. Resumindo as da Intruder priorizam o conforto e as da Yes, o desempenho. O Ângulo de cáster também varia, para aumentar o conforto nas curvas com a intruder, e para melhorar a agilidade nas mudanças de direção na Yes.

No conjunto de rodagem, nada em comum também, a Street usa aros 18’ e pneus sem câmara, á a custom aros de 18’ na dianteira e 16’ na traseira em pneus com câmara.

Não é só no formato que os tanques também mudam, O da Yes têm capacidade de 14 Litros, o da Intruder 10,3, ou seja uma autonomia 40% menor.

Texo retirado de:
Revista Duas rodas

--------------------------------

Minha primeira moto foi uma Intruder.
Ela era boa, compacta e quase não dava problema. A única pena é que pelo peso e uso que faço da moto preciso de uma com mais potência.

5 comentários:

Unknown disse...

Não sabia de todas essas diferenças!

Unknown disse...

A intruder tem autonomia exatamente 23,57% menor que a yes. Façam as contas.

Anônimo disse...

Po bacana, mais como eu procuro conforto, to entre as: intruder, kansas e mirage sabe qual é a melhor?

Ulrich disse...

Anonimo, te aconselho a esquecer a Kansas e pesar apenas a Intruder e a Mirage nas suas escolhas.

Comparada a Intruder, a Kansas, alem de mais cara, é menos duravel. A Dafra tem uma proposta boa com esse modelo (Bastante similar a Shadow no visual), mas não demora muito pra ela começar a fazer barulho, a pitura perde o brilho e a manutenção é complicada, etc... (O que mais esperar de produto chinês?)

Faz um test-drive nas outras duas e vê o que você acha delas antes de escolher, mas Kansas com certeza pode riscar da lista porque só tem "Beleza". Não dura nada.

Unknown disse...

Será que dá cero un cabeçote da intrunder 2011 em uma yes 2008???