sexta-feira, 30 de maio de 2008

Custom com injeção discreta

por Arthur Caldeira

Depois de acelerar a Honda Shadow 750 modelo 2009 fiquei na dúvida se estava realmente pilotando a nova versão da motocicleta custom equipada com injeção eletrônica de combustível.
Não fossem as pedaleiras plataformas, a dupla saída de escape e as cores inéditas, diria que a nova Shadow é exatamente igual ao modelo 2008. Isso porque, apesar da alimentação mais eficiente, o desempenho da Shadow 2009 é muito semelhante ao de sua antecessora.

De acordo com os números de desempenho declarados pela Honda, o motor de dois cilindros em “V”, comando simples no cabeçote (OHC), três válvulas por cilindro e refrigeração líquida da Shadow 2009 produz 45,5 cv a 5.500 rpm. Enquanto na versão anterior o bicilíndrico de exatos 745 cm³ oferecia 45,8 cv na mesma rotação.

Mas como uma moto com uma alimentação mais eficaz pode ser mais “fraca” que o antigo modelo com carburadores? A “culpa” dessa pequena diferença é da terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2009.

De acordo com o Promot, a partir desta data os veículos de duas rodas só poderão produzir 2.0 g de monóxido de carbono (CO) por quilômetro rodado. O meio ambiente agradece!

Para atender ao Programa, a Honda teve de instalar um catalisador maior e mais eficiente no escapamento da Shadow. Com isso, o desempenho da versão carburada ficaria muito prejudicado.

“Realmente, a injeção proporciona um melhor desempenho. Mas no caso da Shadow adotamos o sistema para compensar a perda que o catalisador proporcionaria”, explica Alfredo Guedes, engenheiro mecânico de formação que ocupa o cargo de Analista de Relações Públicas da Honda.

Outra mudança do novo sistema de gerenciamento do motor foi o torque máximo de 6,5 kgf.m, que agora chega nas 3.500 rpm — na anterior, o par máximo era atingido nas 3.000 rotações. Dado que não é uma boa notícia se tratando de uma custom com motor em “V”, que tem como uma das principais qualidades a “força” em baixas rotações.

Estilo clássico

Assim como a injeção não significou grandes mudanças no desempenho da Shadow 750, as novidades estéticas do modelo 2009 também foram discretas. A mais perceptível delas é a saída dupla de escape em substituição a única e, na minha opinião, exagerada ponteira do modelo anterior.

Outra boa mudança foram as opções de cores. A Honda apostou em três estilos diferentes: manteve a sóbria cor preta, mas agora com detalhes em laranja e um novo logotipo; um azul metálico que traz exatamente o mesmo grafismo em flames da cor prata 2008; e uma nova versão mais clássica na cor cinza metálico, com detalhes em preto e um emblema cromado. Apesar das novas cores, o estilo clássico dos pára-lamas, o painel sobre o tanque e a cara de custom “antiga” permaneceram neste modelo 2009.


Novidade que veio completar o conjunto estradeiro são as pedaleiras plataformas. Mais confortáveis e em harmonia com o restante da moto. Outro item que proporciona mais conforto é o novo guidão montado sobre coxins, que reduz as vibrações, e posicionado mais à frente e mais alto que no modelo 2008.

Finalizando as discretas mudanças estão as luzes de advertência na mesa de direção, já que o painel exatamente igual ganhou uma nova luz de “check-up” da injeção.

Resumindo, a Shadow 750 continua sendo uma boa opção de moto estradeira. Pois, além do seu estilo clássico, manteve as suas qualidades para longas viagens: boa ergonomia e muito conforto para o motociclista.

A melhor novidade de todas, curiosamente, é o preço que continua o mesmo, apesar das melhorias tecnológicas. À venda a partir de junho, a Shadow 750 2009 tem preço público sugerido de R$ 29.980,00, no Estado de São Paulo, sem óleo, frete e seguro. Preço sugerido pela Honda, mas raramente praticado por sua rede de concessionárias.

Ficha Técnica

Motor:
OHC (Over Head Camshaft), 745 cm3, 4 tempos, com 2 cilindros em “V” e arrefecimento a líquido
Potência máxima: 45,5 cv a 5.500 rpm
Torque máximo: 6,5 kgf.m a 3.500 rpm
Diâmetro x curso: 79,0 x 76,0 mm
Alimentação: Injeção Eletrônica de combustível
Relação de compressão: 9,6 : 1
Sistema de ignição: Eletrônica
Bateria: 12V – 11,2 Ah
Farol: 60/55W (baixo/alto)
Sistema de partida: Elétrica
Capacidade do tanque: 14,4 litros
Óleo do motor: 3,2 litros
Transmissão: 5 velocidades
Transmissão final: Eixo cardã
Suspensão dianteira: Garfo telescópico (140 mm)
Suspensão traseira: Duploamortecida (90 mm)
Freio dianteiro: A disco, com 296 mm de diâmetros e cáliper de pistão duplo
Freio traseiro: A tambor, com 180 mm de diâmetro
Pneu dianteiro: 120/90 – 17 M/C 64S
Pneu traseiro: 160/80 – 15 M/C 74S
Altura do assento: 660 mm
Altura mínima do solo: 130 mm
Chassi: Berço duplo de aço
Dimensões (C X L X A): 2.503 x 920 x 1.125
Entre-eixos: 1.639 mm
Peso seco: 247 kg
Cores: Preta, Azul metálica e cinza metálica
Preço: R$ 29.980,00

Texto retirado de:
--------------------------------------------------------------------------------
Esse é um sonho de consumo viu!
Uma linda moto com um motor ótimo!

Nenhum comentário: