quarta-feira, 9 de abril de 2008

Produção de motos cresce 23,7% no 1º trimestre

A produção de motocicletas no Brasil cresceu 23,7% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2007, com 540,2 mil unidades, ou 103,7 mil unidades a mais que no ano passado. As vendas no atacado (das fábricas para as lojas) somaram 506.253 unidades, aumento de 27,7% na comparação com o período de janeiro a março de 2007. Já as exportações caíram 12,6%, para 24,9 mil unidades.

O presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), Paulo Shuiti Takeuchi, afirmou que este ano a produção de motos deve passar de 1,9 milhão de unidades, mantendo o Brasil entre os cinco maiores produtores mundiais. No ano passado foram produzidas 1,72 milhão de veículos no segmento de duas rodas. As vendas este ano devem superar em mais de 12% as 1,6 milhão de unidades comercializadas em 2007.

"É cada vez maior a busca pela solução racional no transporte individual de baixo custo. Além disso, novos players (fabricantes) estão ocupando seu lugar no segmento", disse Takeuchi. No trimestre, a Honda manteve-se na liderança absoluta do setor, com 80% das vendas. A Yamaha ficou com 12,5% do mercado e o restante foi dividido entre Sundown, Kasinski, Harley-Davidson e Dafra.

Há várias marcas com produção local ou importando produtos que atuam no mercado brasileiro e não são filiadas à Abraciclo como Amazonas, BMW, Fym, Garinni, Green, Haobao, Suzuki e Traxx. Apenas em março, as vendas totalizaram 174,2 mil motocicletas, um aumento de 21,7% na comparação com o mesmo mês de 2007. A produção somou 184,7 mil unidades, 17,3% acima do registrado há um ano.

Texto tirado de:
http://www.monitormercantil.com.br/mostra_noticia.asp?id2=49844&cat2=empresas

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Apesar de todas essas notícias, nossas autoridades ainda não estão enxergando essa realidade.
As motos, principalmente em cidades como São Paulo, são discriminadas e marginalizadas.

As prefeituras e mesmo o governo como um todo devem começar a entender esse movimento social e se preparar para essa mudança cultural que está acontecendo. As pessoas estão partindo para meios de transporte privados, ou seja, motos, simplesmente pelo baixo consumo e velocidade.

Enquanto não tivermos transportes públicos à altura, leia-se metrô que realmente seja digno de São Paulo, as pessoas vão continuar optando por motos e afins.

Um comentário:

Unknown disse...

A moto tem realmente se mostrado uma excelente alternativa ao trânsito paulistano!