quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dafra Kansas 150, uma grata surpresa no mundo custom

Estilo
O desenho clássico e os cuidados com o acabamento fazem da Kansas 150 uma moto atraente, que aguça os olhares curiosos dos outros motociclistas e também dos transeuntes – ainda mais nesta cor laranja. Assim como outras motos do segmento, a Kansas também abusa dos cromados.

Sobre o tanque de combustível para 12 l, a moto traz indicador de marchas, útil, porém de difícil visualização nos dias de sol. Outros diferenciais estão nas rodas de liga-leve de cinco palitos, nos bancos individuais e no bagageiro para transportar pequenos objetos, que também serve de apoio para a garupa. Destaque para o desenho harmonioso da rabeta e a ousadia da marca em adotar a cor laranja, que faz a Kansas se diferenciar da multidão de motos.

A minicustom da Dafra ainda traz outros itens presentes só em motos de grande porte como, por exemplo, lampejador de farol alto e pisca-alerta, ambos no punho esquerdo. Vale destacar também o painel de instrumentos, que está bem posicionado acima da mesa de direção e oferece boa leitura das informações – velocímetros, hodômetros (parcial e total) e luzes-espia.


Motorização

Com tecnologia chinesa da Zongshen, o motor monocilíndrico de 149,5 cm³ da Kansa
s gera uma potência máxima de 13,1 cv a 8.400 rpm e torque máximo de 1,13 kgm a 7.100 rpm – só para comparar, sua principal concorrente, a Suzuki Intruder 125 ED (R$ 5.375) tem potência de 12,5 cv a 8.500 rpm e torque de 1,19 kgm a 8.000 rpm.

Resumindo: o motor desta Dafra é “esperto”, oferece respostas rápidas e força suficiente para largar na frente dos carros, já que apresenta sua força em médias e altas rotações. A moto está equipada com câmbio de cinco marchas e o conforto da partida elétrica. Em razão de seu bom desempenho, o propulsor é ideal para o dia-a-dia e também para viagens curtas de final de semana. A economia de combustível também é um aliado, ou melhor, um argumento de vendas da Kansas. O consumo gira em torno de 30 km/l no perímetro urbano, segundo dados oficiais da empresa. Em nossa medição
de consumo, rodamos 207 km com 6,75 l – média de 30,6 km/l.

Ciclística

Divertida, leve e fácil de pilotar (lembra o jeitão da aposentada Honda Shadow 600, mas com menos motor, é óbvio), o modelo custom da Dafra merece elogios pelo seu conjunto dianteiro formado por freio a disco ventilado e suspensão telescópica da grife Showa. Na traseira, freio a tambor e duplo amortecedor. O tradicional sistema de amortecimento da Kansas se comportou muito bem, mesmo com garupa e encarando as ruas e avenidas esburacadas de São Paulo. Para ajudar no trabalho de absorção dos impactos, a moto está equipada com pneus Pirelli City Demon.

Já os freios não tiveram um desempenho primoroso. Porém temos que levar em conta que a moto era “zerada”, assim não houve tempo hábil para as pastilhas e a lona se acomodarem devidamente. Talvez alguns quilômetros rodados e um bom ajuste possam aumentar a eficiência dos freios da Kansas 150.

Metas e novidades

A mais nova marca brasileira de motocicletas tem planos ambiciosos. Deve produzir 60 mil unidades até o final do ano e 90 mil em 2009. "Nossa meta é fechar 2012 com 400 mil motos vendidas. Estimamos que, até lá, teremos 10% do mercado de duas rodas", afirmou Creso Franco, presidente da Dafra Motos.

Para isso, a empresa do Grupo Itavema (conhecido pelas distribuidoras de veículos e que investiu R$ 100 milhões nesta nova modalidade de negócio) aposta suas fichas em modelos populares de até 250 cm³, com design atual, preço competitivo e possibilidade de aquisição por meio de financiamento. Hoje, são quatro modelos em linha: as streets Super 100 e Speed 150; a custom Kansas 150 e o scooter Laser 150. A montadora promete ainda para esse ano outras novidades: uma custom de 250 cm³ e três quadriciclos (50 cm³, 150 cm³ e 250 cm³).

FICHA TÉCNICA – Dafra Kansas 150
MOTOR Quatro tempos, OHC, monocilíndrico, refrigeração a ar, 149,5 cm³
POTÊNCIA13,1 cv a 8.400 rpm
TORQUE1,13 kgm a 7.100 rpm
ALIMENTAÇÃOCarburador PZ26
TRANSMISSÃO FINALCorrente
CÂMBIO Cinco marchas
PARTIDA Elétrica e pedal
RODAS Dianteira de aro 18” e traseira de aro 16”
PNEUS Dianteiro 2,75 - 18- Pirelli – City Demon; traseiro 3,50 – 16 – Pirelli – City Demon
CHASSIQuadro tipo Diamante, com comprimento de 2.070 mm, 1.140 mm de largura total, distância entreeixos de 840 mm, altura mínima do solo de 170 mm, altura do assento de 860 mm e peso a seco de 114 kg
TANQUE12 l
SUSPENSÃODianteira com garfo telescópico e 130 mm de curso; traseira biamortecida, com 110 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco simples, de acionamento hidráulico; traseiro com tambor
CORES Preto, prata e laranja
PREÇO R$ 5.590


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A Kansas da Dafra é uma moto custom de baixa cilindrada que esbanje personalidade e deve cair na graça dos motociclistas brasileiros. Oferecendo bom nível de acabamento, rodas de liga-leve, partida elétrica, suspensão da grife Showa, freio a disco na dianteira e um motor de 150 cm³.

2 comentários:

Unknown disse...

Parece que ela veio pra ficar!
Eu não me lembro... mas você saberia me dizer se, quando a MVK começou foi assim, com essa empolgação também?

Cláudio Barbosa disse...

Essa nova versão da Dafra Kansas ficou linda porem tem muitos erros