O motor já é conhecido pela sua robustez e pelo baixo consumo de combustível. O painel é simples, mas simpático. A XTZ ao contrário da Bros, não possui versão com freio a tambor dianteiro. A Yamaha poderia optar por um escalonamento de câmbio nas três primeiras marchas, dando um “fôlego” extra ao pequeno motor. Assim, as marchas “encheriam” mais rápido, melhorando a agilidade.
Positivo
Ciclística
Preço
Negativo
Conforto
Velocidade Máxima
O motor de 149 cm³ da Bros é bem silencioso e tem bastante torque, ajudando no convívio diário. A versão KS tem o arcaico freio a tambor. O Painel da Bros foi “eleito” entre os apresentados aqui.
O Maior torque disponível, câmbio mais curto em relação a XTZ 125, um modelo com força abundante que facilita o dia-a-dia. Na descida, porém, o motor corta cedo demais.
Positivo
Torque do Motor
Ciclística
Negativo
Velocidade Máxima
Freio a Tambor
SunDown Motard STX 200
O motor da STX possui um bom desempenho e só fica prejudicado pela vibração acima de 6.000 rpm. O painel é muito bonito, mas está posicionado muito na horizontal dificultando a leitura. O disco “wave” dá um ar esportivo a moto. A relação da STX Motard é idêntica à da STX “trail”. Também condiz com a força do motor e faz o crescimento de giro ser rapido. As 4º e 5º marchas ficam mais próximas das versões 250. Uma pena são as vibrações acima de 6.000 rpm.
Positivo
Preço
Design
Negativo
Suspensão
Acabamento
Yamaha XTZ 250 LANDER
O motor da Lander é seu ponto forte, graças ao ótimo torque. O belo painel de instrumentos possui conta-giros, marcador de combustível e fuel-trip. O freio dianteiro podia ser melhor. A Lander é a única a ter disco na traseira. A relação de marchas pode ser considerada curta. Esta configuração somada ao torque do motor, faz a moto ganhar velocidade rapidamente, mesmo partindo de giros baixos. Faltou a 6º marcha para reduzir ruídos e consumo.
Positivo
Injeção Eletrônica
Freio a disco traseiro
Negativo
Cambio Duro
Acabamento
O motor da Tornado tem pouco torque em baixa rotação, mas possui uma ótima suavidade de funcionamento. O freio dianteiro é muito bom
. O painel é moderno, mas falta conta-giros e marcador de combustível. Apesar de contar com 6º marcha, a relação de câmbio da moto é bem parecida com a da Lander, que só tem cinco. A 6º é uma overdrive, já que em reta a velocidade é igual nas duas últimas marchas.
Positivo
Vocação off-road
Suspensão
Negativo
Falta de torque em baixa
Conforto
Honda NX Falcon
O Motor da Falcon está na medida para quem usa a moto no dia-a-dia e também para viajar. Para ser perfeita, deveria vir com alguns “cv” extras e injeção eletrônica. Os freios são eficientes. O painel é completo, mas meio antiquado. O cambio está muito bem escalonado para a proposta do modelo. Na estrada ela chega a atingir 145 Km/h, ficando perto do corte do motor. Seria ideal ter uma 6º marcha para reduzir desgaste, ruído e consumo.
Conforto
Motor
Negativo
Falta a 6º Marcha
Alto Índice de Roubo
Revista Motociclismo
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