quinta-feira, 1 de maio de 2008

CAPACETES: Dicas para compra e uso.

Os fabricantes estão caprichando e sempre inovando na segurança e aparência, fabricando capacetes cada vez mais bonitos. Este item tão importante para a segurança “virou moda”.

Por que usá-lo? Simplesmente porque, num acidente, ele poderá salvar a sua vida!

O QUE DIZ A LEI?

CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO

Art. 54. Os condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão circular nas vias:
I - utilizando capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores,

Art. 55. Os passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores só poderão ser transportados:
I - utilizando capacete de segurança;

As autoridades de trânsito esclarecem que a infração por dirigir sem capacete ou usá-lo de maneira inadequada, determina a suspensão do direito de dirigir, independentemente da pontuação existente no prontuário do infrator.

Portanto, não há a necessidade de se atingir os “ vinte pontos ”, como pensam alguns.

COMO COMPRAR UM CAPACETE

- Alguns fabricantes e comerciantes “recomendam” que os capacetes devem ser substituídos após 5 anos de fabricação, mesmo não tendo sofrido nenhum choque. Isso é uma tremenda “malandragem” . Eles alegam “fadiga de material” para recomendar a troca. Não sei quanto à durabilidade dos feitos de Plástico Injetado (ABS), Kevlar, Fibra de Carbono, mas se os de fibra de vidro devem ser trocados a cada 5 anos, porque não recomendar também a troca das carrocerias dos carros feitas do mesmo material ? A maioria dos para-choques dos veículos atuais são feitos em plástico ABS injetado. Se depois de 5 anos esse material deixa de ser seguro, não seria o caso de se recomendar a troca dos para-choques também ? Não sou técnico no assunto, mas esse “prazo de validade” dos capacetes, é no mínimo muito estranho…

Consultando uma autoridade de trânsito em nossa cidade, fui informado que essa recomendação é descabida e não existe nenhuma exigência legal pois não consta em nenhuma resolução, portaria ou lei. Portanto se alguém alegar que seu capacete “está vencido” , desafie-o a provar onde está essa exigência.

- Algumas indústrias usam números, outros letras para diferenciar tamanhos. Para saber a medida ideal de seu capacete, proceda da seguinte forma :

Com uma fita métrica na altura de suas sobrancelhas e orelhas meça a circunferência de sua cabeça em centímetros.

Abaixo estão as medidas correspondentes.

55/56 cm NÚMERO 55/56 ou S
57/58 cm NÚMERO 57/58 ou M
59/60 cm NÚMERO 59/60 ou L
61/62 cm NÚMERO 61/62 ou XL

- Opte por um capacete que sirva justo mas que não aperte. Com o tempo de uso o interior do capacete irá “alargar” e se ajustar.

Capacetes largos tendem a sair do lugar em velocidade e podem colocar a sua segurança em risco.

Capacetes apertados, com o tempo vão causar dores que dificultam a sequencia da viagem.

Se seu capacete está incomodando na testa, por exemplo, localize a posição e pressione fortemente com o polegar a fim de “amassar” um pouco o Isopor, diminuindo a pressão. Pressionar o isopor com a parte externa de uma colher é uma boa alternativa. No caso de estar machucando na orelha, retire a forração até expor o Isopor, com a ajuda de uma faca ou canivete, aumente a área destinada a orelha, dos dois lados, e recoloque a forração.

As orelhas devem ficar livres de qualquer pressão sob o risco de dor intensa após algum tempo de uso. Lembre-se que também usando o capacete, por medida de segurança você deve “ouvir” o que se passa à sua volta.

- A higiene é importante no capacete. Dê preferência aos capacetes com forro removível. Lave-o com frequência. Imagine o que é usar a mesma roupa de baixo sem lavá-la durante um ano ou mais.

ESCOLHENDO E AJUSTANDO O CAPACETE
Você pode ter um capacete aberto para dar aquela voltinha na cidade, praia, recinto de encontros e atender à lei. Afinal, você também quer ser visto e reconhecido! Capacetes abertos são muito utilizados por proprietários de motos custom. Eles oferecem bem menos proteção que os capacetes fechados, é uma questão de escolha.

A Lei permite os capacetes abertos, desde que sejam homologados e utilizados com viseiras ou óculos de proteção.

Quando pegar a estrada, dê preferência a um capacete integral. Se você mesmo sabendo que é menos seguro, optar por um aberto, utilize uma viseira inteiriça, ao invés de óculos. Se a viseira for tipo “cristal” (translúcida), pode-se usar se for necessário um óculos de grau ou de sol por baixo. Preocupe-se bastante com a espessura do material da viseira. Ele deve ser o mais resistente possível. Um besouro, passarinho ou pedra mesmo pequenos a 100 -110 km/h fazem quase o mesmo efeito de um tiro de arma de fogo.

Alguns capacetes abertos, muito usados, não têm o selo do INMETRO, portanto de acordo com a lei, são proibidos e você estará sujeito à multa e apreensão da carteira, se o policial for rigoroso e agir como manda o código de trânsito .

O critério de escolha, deve ser em primeiro lugar pelo material de fabricação: Kevlar, Fibra de Carbono e Plástico Injetado(ABS) são teoricamente mais resistentes que Fibra de Vidro.

Acredito que simplesmente comprar um capacete homologado, com selo do INMETRO não seja suficiente. O controle de qualidade é também muito importante.

Leve em consideração o fabricante. Dê preferência ao produto de uma indústria bem conceituada no mercado e que tenha um nome a zelar.

Quando usar o capacete por tempo prolongado, principalmente em dias quentes, coloque uma bandana por baixo. Isso evitará que o suor escorra da testa para os olhos e também que o capacete fique com cheiro desagradável. Alguns molham a bandana nos dias de calor intenso, mas se não houver a possibilidade de secar o capacete após o uso, (deixá-lo ao sol, por exemplo) esta prática. é desaconselhada.

Cuide bem do seu capacete, evitando guardá-lo-lo em lugares úmidos, ou muito quentes e sem ventilação.

VISEIRAS
As viseiras devem ser mantidas limpas e sem arranhões. A viseira um pouco arranhada que você acha que dá para usar durante o dia, pode tirar sua visão e causar um acidente à noite. É muito desagradável descobrir quando escurecer que você não consegue enxergar nada quando cruza com a luz de um carro em sentido contrário.

O custo da substituição de uma viseira é irrisório considerando-se o prazer de pilotar e o benefício que ela traz à sua segurança.

TESTE A FIVELA / TRAVA DE FECHAMENTO
Após colocar o capacete e travar a cinta jugular, insira seu dedo entre o pescoço e ela e tente puxá-la para baixo. Se a fivela estiver bem fechada não deve se soltar em hipótese alguma. Uma fivela com defeito ou de material duvidoso pode romper-se em um acidente e o capacete pode sair da sua cabeça.

LIMPEZA
Para limpar o capacete, utilize uma flanela limpa e sabão neutro. É recomendável mantê-lo sempre encerado, pois em caso de queda, ele deslizará melhor no asfalto, pelo menos em um primeiro momento.

TROFÉU
É voz corrente entre os motociclistas mais antigos e experientes que após um tombo seu capacete deverá ser guardado como lembrança. Dizem até que “dá azar” continuar a usá-lo. Misticismo à parte, a verdade é que um capacete após o impacto, pode apresentar fissuras que muitas vezes não são visíveis. Encare-o como um troféu, ou um anjo da guarda que pode ter salvo sua vida, e reserve em sua estante um espaço de destaque para exibí-lo.

PORQUE USAR UM CAPACETE FECHADO ?
A foto, o texto e os dados abaixo, consegui em um site americano de motociclismo. O diagrama das áreas de impacto dos capacetes, é o resultado de um estudo sério, extenso e responsável, encomendado pelas autoridades de trânsito dos USA. Lá, segurança é assunto tratado por todos com muita responsabilidade.

Este é o capacete de um motociclista após ter sofrido uma queda. Ele safou-se, por estar usando um capacete fechado. Não sofreu nenhum dano no rosto. Se estivesse usando um capacete aberto, provavelmente seria incapaz de voltar para casa pilotando!

O diagrama acima mostra as áreas de impacto em capacetes nos acidentes de motos. Note que 35% de todas as pancadas e raspadas, foram na área do queixo. Isso significa que se você estiver pilotando com um capacete aberto (sem a “queixeira) esteja ciente que sua cabeça terá apenas 65% da proteção que poderia ter.

E pior ainda: se você estiver usando um capacete tipo “coquinho” ou um de modelo “nazista”, você estará tendo sòmente 39% da proteção que poderia ter. Você estará literalmente “jogando fora” 61% da proteção que teria se estivesse usando um capacete fechado.

Usar um capacete “genérico” ou não homologado, só prá enganar o guarda é o tipo de “malandragem” que não compensa.

Quanto à você não sei, mas minha cabeça é um bem muito precioso…

A escolha é sua. A cabeça é sua. A vida é sua.

Fonte: www.twisteronline.com.br

25 comentários:

Alexandre Celaro disse...

Valeram as dicas! Parabéns!

Júlio César disse...

Muito bom suas dicas .. Parabéns ..

Héctor Gaete disse...

Cara, valeu mesmo pelas dicas; reto, certo, direto ao ponto, sério. Parabéns.

Anônimo disse...

Excelente matéria, parabéns.

Anônimo disse...

Legal a tua explicação simples e sem rodeios. Acho bem legal capacete aberto, mas depois da aula estou reconsiderando a escolha.

abs

Junior disse...

Parabéns pela matéria, e excelentes dicas.
Abraços

Anônimo disse...

Outstanding performance...Parabens pela sua esplicação, deixou claro e objetivo o uso deste. Valeu

Anônimo disse...

Piloto há 18 anos e já usei vários capacetes. Sempre me preocupei com a segurança e conforto... Agora então, não quero nem saber de porcarias.

Parabéns!

Anônimo disse...

maneirooo cara,
Otimas dicas bem que eu estava precisando mesmo.
Abraço mano

Anônimo disse...

mtu boas as dicas vou comprar um capacete,ja nao gostava mtu dos abertos e agora entao nao qro nem ver...rsrsrs
vlw msm
parabens pela materia!!

Edu disse...

ainda que tem uns caras como vc que se empenha em nos passar dicas tão importantes como essas....simple e direta....valeu mesmo....manda outras...forte abraço

adilio soares disse...

parabéns pelas dicas, simples e diretas. obrigado

Rosângela disse...

Legal! Vc tem facebook? :)

Anônimo disse...

porra cara, legal essa aula!!

abrax.

Anônimo disse...

Vlws pelas dicas, muito esclarecedor, estava quase comprando um capacete aberto, mas vc me convenceu ao contrário. Ótima explicação,,,Obrigado!!!

Anônimo disse...

Muito interesse, mais preciso de um auxilio, estou comprando minha primeira moto, e quanto ao capacete como sei se ele realmente é bom, não é falso, pois estou comprando um e me disseram que vem do Rio Grande do Sul , sei que é proximo ao paraguai e argentina, e tenho medo de ser falsificado.

MAURICIO disse...

MUITO OBRIGADO PELAS ORIENTAÇÕES.
FORAM MUITO ÚTEIS

Vitor disse...

Excelente exposição! Séria e objetiva, parabéns!

Anônimo disse...

Cara, obrigada mesmo pelas informações, comprei uma motoneta para pilotar de inicio e estava super na dúvida de capacete seguro para usar, tenho uma filha pequena isso para mim é deveras importante até para comprar um para ela, bjs.
Ana Paula

Mineiro 91 disse...

Parabens pela mateira!!! ^^
recentemente comprei uma moto e estou para trocar de capacete, pois o meu era do antigo dono,queria um com "queixeira removivel", mas depois das suas dicas vou repensar a ideia

Segurança em 1º lugar!

Muito legal as dicas para os tamanhos dos capacetes.

Romario

Kleber Dolli disse...

Acabei de comprar minha primeira moto, com certeza essa matéria teve muita utilidade para mim. Parabéns e muito obrigado.

Fer disse...

Minha primeira moto vai sair esse mês. Muito obrigado pelas dicas. Foram muito úteis.

Sosígenes disse...

Creio que posso tentar explicar a preferência dos proprietários de motos custom pelos capacetes abertos. Comprei uma recentemente e sai com ela da loja em dia de muito calor. Eu estava com um capacete articulado e tive de levantá-lo devido ao calor que as motos custom expelem em trânsito parado (sinais/semáforos luminosos) e que se acumulam no capacete fechado.

Unknown disse...

Tenho uma amiga que sofreu um acidente de moto com capacete aberto... O namorado dela bateu atrás de um carro ela voou por cima do carro e bateu em outro carro... O que ninguém sou explicar uma peça de carro que acabou entrando na parte de baixo do queixo deixando a por quase um mês sem alimentação mastigavel... Apenas líquidos... E fora os outros hematomas.... Essa explicação a cima está perfeita... Parabéns.

Unknown disse...

A principio devo parabenizá-lo, pelo blog e excelente esclarecimentos. Acabei de comprar um capacete (M 58), como estou em viagem a trabalho solicitei ao meu sobrinho para experimentar onde o mesmo acusou que ficou muito apertado na cabeça dele que com certeza menor do que a minha, portanto caso fique muito apertado já sei como proceder. Grato!!