segunda-feira, 28 de julho de 2008

Vendas de motos crescem e devem bater 2 milhões

O gráfico do mercado de motos no Brasil forma uma curva de crescimento desde 1997. Mas, nos últimos cinco anos, o ritmo está mais acelerado.

O número de motos vendidas saltou de 762 mil, em 2002, para 1,8 milhão, em 2007. E, se continuar assim, irá ultrapassar, neste ano, a marca de 2 milhões de unidades.

A taxa de crescimento em 2007 foi de 32,7% contra 23,5% em 2006. Resultado: as vendas de motos até junho de 2008 já superam as de 2005 inteiro.

"Preços mais acessíveis, mais modelos populares e linhas de financiamento estão fazendo os consumidores optarem pelas motos", avalia Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo (associação brasileira dos fabricantes de motocicletas).

O resultado é natural, diz o presidente da Fenabrave (federação nacional da distribuição de veículos), Sérgio Reze. "Primeiro, porque há mais de dez anos o segmento vem crescendo ininterruptamente."

"Hoje o automóvel mais vendido no país [o Volkswagen Gol, a partir de R$ 25.790] soma 20 mil unidades por mês. Já a moto mais vendida [a Honda CG 150, de R$ 6.913] vende, em média, 40 mil", compara Reze.

E ele é ainda mais otimista. "O mercado pode chegar tranqüilamente a 4,5 milhões de unidades por ano", prevê.

Motivações

O estudante de arquitetura Fábio Souza, 24, reforça a estatística. Ele nem pensou em comprar um carro. Partiu logo para uma Suzuki Intruder 125. "Não uso apenas como meio de transporte. A moto também representa um estilo de vida."

A economia de combustível e a facilidade de locomoção pesaram na compra, mas a paixão pelas duas rodas foi determinante para Souza. "Gosto de viajar, passear, vou até a encontros de motoqueiros", afirma.

O trânsito fez o advogado Luiz Cláudio Medeiros, 32, trilhar outro caminho. Mesmo de terno, troca seu Volkswagen Fox por uma Honda CBX 250 uma vez por semana. "Confesso que comprei para fugir do rodízio."

No mercado interno, a Honda mantém a liderança, com 73% de participação, seguida por Yamaha (12%) e Suzuki (7%). Na comparação com 2006, no entanto, a Honda já registra queda de 3%.

A chegada de novas marcas também movimenta o mercado. A Dafra vendeu 16 mil unidades no primeiro semestre deste ano, e a chinesa FYM, que chegou ao Brasil em abril, já emplacou 8.000 motos.

Exportação

Apesar da boa fase, a Abraciclo demonstra preocupação com o desempenho do setor no mercado externo. Com a desvalorização do dólar, as motos brasileiras perderam competitividade, avalia Takeuchi.

"Estamos agindo para evitar que tenhamos de optar pela importação de algumas peças."

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Texto retirado de:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/ult1670u426616.shtml
Por: RICARDO RIBEIRO
colaboração para a Folha de S.Paulo

domingo, 27 de julho de 2008

Dia do motociclista!


Dia 27 de julho é o dia dos Motociclistas, e é por eles que nós escrevemos. Para que a vida no trânsito seja mais humana pra todos, não importa em qual veículo se esteja, o perigo é grande. Assim como existem motoristas de carro responsáveis, existem também, infelizmente, os inconseqüentes, irresponsáveis e agressivos. O mesmo ocorre em todas as categorias, inclusive entre os motociclistas. Entretanto, somos todos iguais, feitos da mesma matéria, apenas com gostos diferentes. Motociclistas são os que gostam de sentir o vento soprando no corpo, mesmo que esteja fazendo 2 graus. Que gostam de pegar a estrada e ser parte dela, do cenário todo. Que fazem da moto um prolongamento do seu corpo, mesmo que assim esteja exposto a riscos maiores. Porque ser motociclista é isso: encarar todas essas dificuldades, não pra mostrar que é machão ou superior, mas simplesmente pra sentir que a vida pode estar mais próxima e não só do outro lado da lataria, sentindo o cheiro dos eucaliptos, o sol batendo diretamente no rosto... São pessoas, que como todo mundo acredita que a felicidade é completada pelo compartilhar de todas essas sensações maravilhosas com as pessoas de quem se gosta. Que este ano, e nos vindouros, passemos a ver os motociclistas com olhos mais fraternos, pois é isso que todos somos: irmãos. Por estar mais exposto é que eles precisam ser mais zelosos, da mesma forma que necessitam também, de mais cuidado de seus irmãos em outros veículos. Atrás daquele tanque bate um coração e o dono dele tem alguém que tem uma mãe, um pai e talvez filhos. Nunca se sabe quem está dentro de um capacete. Obrigado por ler esta mensagem. Tenham uma boa semana e quem sabe nos encontramos por estas estradas."
Parabéns a todos motociclistas, não só os pilotos, mas também as co-pilotas!

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Navegando procurando textos sobre e imagens correlacionadas achei está mensagem que traduz muito do que eu e todos os MOTOCICLISTAS pensam.
Feliz dia do Motociclista!
Texto tirado de:

sábado, 26 de julho de 2008

Dafra amplia produção para atender demanda

Presidente da montadora anuncia investimentos para ampliação da entrega e controle de poluentes

Crescer de forma sustentada, com a ampliação da rede de concessionárias para 300 pontos de vendas e a produção de mais de 60 mil motos até meados de 2009. Segundo o presidente da Dafra Motos, Creso Franco, essa é a principal preocupação da empresa atualmente. Com apenas seis meses de atuação, a Dafra Motos já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

Para atingir essas metas, Creso explica que a empresa está investindo R$ 8 milhões em um laboratório de controle de emissão de poluentes. Dessa forma, as avaliações para homologação de novos produtos e o controle estatístico da produção poderão ser feitas pela própria montadora, garantindo a conformidade com as especificações do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). Esse programa entrará na terceira fase em 2009, com limites de emissão de poluentes mais rígidos.

Creso também afirma que a avaliação desse começo é altamente positiva, superando as expectativas iniciais. A Dafra prepara o lançamento de uma nova custom de 250cc, a Horizon 250, até o fim do ano. O modelo contará com um motor de dois cilindros em “V”. Além deste lançamento, a montadora já está pesquisando novos modelos que irão complementar a linha em 2009.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

FYM Motos vai ampliar rede nacional de revendas

Marca inaugura mais uma revenda e já tem desenhada expansão por regiões no Brasil.

São Paulo – A FYM Motos do Brasil inaugura uma revenda em Teresina, Piauí. A Águia Motos (Avenida Miguel Rosa, n. 4.453) será a primeira revenda na região da FYM Motos, que traçou o objetivo de expandir sua rede.

A iniciativa resulta da sedimentação dos planos apresentada no final de junho durante o 1° Encontro de Concessionários da marca, em São Paulo (SP), onde o diretor presidente da FYM Motos do Brasil, Joacyr Drummond expôs a força de ação de sua empresa que possui um quadro detalhado das regiões onde deve buscar a penetração de seus produtos.

"Estamos atentos para o interior do País, em áreas ainda não exploradas pela concorrência. A experiência mostra que o fusca, reconhecidamente o carro mais popular e conhecido dos brasileiros, só se tornou uma legenda devido a esse trabalho constante e regional", lembra o Drummond, que atuou por muitos anos no serviço de pós-vendas da montadora de automóveis Volkswagen.

Os 38 atuais concessionários da marca vão ganhar mais parceiros espalhados estrategicamente pelo País. Já neste mês, a FYM chega a Maceió (AL) e em agosto a Belo Horizonte (MG) e Indaiatuba (SP). Hoje as revendas podem apostar no modelo custom da FYM Motos a FY - 250cc, que já ocupa o terceiro lugar no ranking de emplacamento Fenabrave.

O executivo da FYM do Brasil ressalta que esta expansão é fruto do investimento continuado em todos os segmentos que visam facilitar a aquisição e os serviços de pós-vendas das motocicletas da marca.

"Aplicamos nosso aporte inicial de recursos, cerca de R$ 10 milhões, para a instalação de dealers (revendedores) por todo o País, além da criação de mecanismos que facilitem a aquisição dos modelos, como facilidade de crédito, serviços de pós-vendas, motopeças, garantia, seguros e consórcios. Investimos também em estudos na evolução do mercado de transportes e na criação de nossa fábrica, no Pólo Industrial da Zona Franca de Manaus (AM), o que deve ocorrer ao final deste ano", lembra.

"A ampliação da rede nacional de concessionários FYM obedece a um plano criterioso, onde entram em pormenores as análises de cada região, como renda per capta da população rural e urbana, investimentos agropecuários e rurais, comércio e indústria, crescimento da população ativa, dados sobre locomoção, investimentos em estradas e urbanização, distâncias entre pólos urbanos e análise da atuação de possíveis concorrentes", esclarece Drummond.

No cronograma da FYM Motos também estão a implantação do seguro nacional da marca, a geração de motos com tecnologia de ponta, a chegada de novos produtos, com cores e nomes bem planejados e o abastecimento de estoques e motopeças.

Perfil da FYM -- A FYM Motos do Brasil é licenciada exclusiva da marca FYM Motos, da China, empresa que pertence ao Guangzhou Panyu Huanan Motors Group Co. Ltd, um dos maiores do mundo no setor de duas rodas. Na China, a marca produz mais de 500 mil motos e cerca de 800 mil motores por ano, desenvolvendo seus projetos rigidamente de acordo com normas internacionais de controle da poluição. Na China, a FYM Motos atua em projetos de grande escala nos setores de energia, automóveis, construção civil, esportes (como o golfe e o futebol) e possui os mais avançados centros de pesquisa tecnológica daquele país.

Texto retirado de:
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=46317

sábado, 12 de julho de 2008

Harley-Davidson anuncia compra da italiana Agusta por US$ 109 milhões

Nova York, 11 jul (EFE).- A americana Harley-Davidson anunciou hoje que assinou um acordo definitivo para a compra da fabricante italiana de motocicletas Agusta (MVAG), pela qual pagará US$ 109 milhões.

Em um comunicado, a Harley-Davidson, com sede Milwaukee (Wisconsin), informou que a operação inclui o pagamento da dívida que sua concorrente italiana tem atualmente, de US$ 70 milhões.

O acordo, destaca a nota, prevê ainda que, em 2016, uma bonificação será paga ao presidente do grupo italiano, Claudio Castiglioni, se até esse ano a empresa, que continuará sob sua liderança, alcançar "certas metas financeiras".

A compra deverá ser fechada nas próximas semanas, já que ainda precisa ser aprovada pelas autoridades reguladoras, lembrou a Harley-Davidson.

A fabricante americana disse ainda que manterá abertos os escritórios gerais da Agusta em Varese (Itália) e que não tirará Castiglioni e o designer-chefe da companhia, Massimo Tamburini, de seus cargos. EFE

Texto retirado de:
http://br.noticias.yahoo.com/s/11072008/40/economia-harley-davidson-anuncia-compra-da-italiana-agusta-us-109.html

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Dafra mostra ótimo desempenho nas capitais brasileiras

Taxa de emplacamento de seus modelos superam os 10% em algumas cidades

A Dafra Motos, mais nova marca brasileira de motocicletas, mostra fôlego no início de suas atividades. Com pouco mais de seis meses no mercado, a empresa já apresenta números significativos de emplacamentos em diversas capitais do país.

Durante a primeira semana de julho, os emplacamentos totais da Dafra chegaram a 3,9% do mercado, posicionando-a como a quarta maior no quesito no país, um ótimo desempenho ao se considerar o pouco tempo de atividades da empresa. O modelo Speed 150 representou mais da metade dos emplacamentos, confirmando sua posição como principal produto da montadora.

A Dafra mostra um excelente desempenho em São Paulo, onde conquistou a fatia de 21% do mercado total de motocicletas do estado. Na capital, a empresa atingiu 7% de emplacamentos totais de motos. Outro estado onde a marca se mostrou muito forte nessa semana foi a Bahia, com 12% de todos os emplacamentos realizados.

Algumas capitais também mostram índices favoráveis para a Dafra. Em Brasília, os modelos da empresa corresponderam a 22% de todos os emplacamentos. O melhor desempenho foi em Salvador, onde 30% dos emplacamentos de motos realizados na capital baiana foram de modelos Dafra.

Assim, a montadora segue firme em busca de 10% do mercado nacional, que é a meta até 2012.